Dicas para se manter saudável no carnaval

Dicas para se manter saudável no carnaval

1 de março de 2019

Para muitos o carnaval é uma das festa mais esperada do ano. Durante os quatro dias de festa é importante tomar certos cuidados com a saúde. Afinal, o ano só começa depois do carnaval e é importante se manter saudável para “começar” o ano bem. Vamos deixar aqui 9 dicas de como se manter saudável nesse carnaval.

  • SEXO? SO SE FOR SEGURO

São grandes os riscos de transmitir uma doença através do sexo. O Infectologista da Unifesp, Paulo Olzon Monteiro da Silva, explica em matéria para o site Minha Vida os

devidos cuidados a serem tomados. A contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. Por isso é fundamental o uso da camisinha. 

“O preservativo é sempre o melhor método para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, pode prejudicar o organismo, pois causam alterações hormonais e não previnem a contaminação de doenças”

  • CUIDADO COM OS BEIJOS

Além do sexo, o beijo também pode transmitir doenças. Paulo explica que a mononucleose infecciosa, também conhecida como a “doença do beijo”, é transmitida, principalmente dessa forma.

A doença pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado. Outra doença bem conhecida por muitos é a herpes labial, transmitida também através do beijo. E cuidado, uma vez adquirida, ela será sua companheira pela vida toda. Basta uma situação estressante ou alguma queda da imunidade para que as bolinhas avermelhadas apareçam. Mas fique tranquilo, a transmissão só acontece enquanto ela estiver aparente.

  • NÃO ABUSE DE SUBSTÂNCIAS ENERGÉTICAS

Bebidas energéticas, pó de guaraná  dão mais energia. Mas o infectologista alerta que essas substâncias são ricas em cafeína e quando consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo até levar à arritmia cardíaca.

  • MODERE NO ALCOOL

Sabe aquela vontade excessiva de ir ao banheiro quando está ingerindo bebidas alcólicas? O motivo é que as bebidas alcoólicas são potencialmente diuréticas e ,por isso, estimulam a liberação de líquidos muito maior que a ingestão, podendo ocasionar até uma desidratação. A dica do infectologista Paulo é: além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais brandos. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal.

  • BEBA ÁGUA!

O carnaval coincide com a estação mais quente do ano. Para uma hidratação correta, é necessária a ingestão diária de dois a três litros de líquidos antes mesmo das festas.

Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração durante a diversão, beba muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois, além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.

  • CUIDADO COM O SOL

O sol é importante para a nossa saúde. Tem vitamina D, fator que melhora a qualidade de vida. Porém, a exposição da nossa pele feita sem proteção é um perigo. Por isso, os cuidados com o sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval na praia, durante o dia, não esqueça de proteger a sua pele. Além do protetor solar existem outras formas de proteção, como: chapéus, camisetas com proteção UV.

  • DESCANSE

Quatro dias de folga é tudo que nós queremos, mas no carnaval, dificilmente o que muitos foliões fazem é descansar. Mas o corpo precisa de no mínimo seis a oito horas para se regenerar. O contrário, fica difícil manter o ritmo nos quatro dias. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Paulo Olzon, recomenda que se a folia for até tarde, o ideal é que seja feita uma compensação dormindo até mais tarde. Mas, se não for possível, tirar um cochilo durante o dia já ajuda.

 

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